05 a 11 de OUTUBRO
QUINTA-feira a QUARTA-feira
Palácio das Artes | Cine Humberto Mauro
Av. Afonso Pena, 1537, Centro
(Belo Horizonte – MG)
Entrada
gratuita
Retirada de ingresso: 1 hora antes do início de cada sessão.
EXPOSIÇão a cinemateca
é brasileira
Com curadoria da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca, a exposição reconta os mais de 70 anos de história da instituição. A exposição acompanhará a mostra de filmes em diversas cidades do país, apresentando uma linha do tempo construída por meio de cerca de 200 imagens – documentos, fotografias, cartazes e frames de filmes, além de recursos de realidade aumentada. O projeto expográfico é assinado por Renato Theobaldo.
É um convite à imersão nas camadas da trajetória da Cinemateca Brasileira, que se misturam aos feitos e às agruras do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, evocam os avanços e retrocessos do país.
05 de OUTUBRO, QUINTA-FEIRA
17h – Jeca Tatu Sessão comentada
Brasil (SP), 1959, 90 min, p&b, 12 anos
Direção: Milton Amaral
Sinopse: Jeca Tatu, um homem simples e preguiçoso, encontra um aliado inesperado quando suas terras são ameaçadas pelo seu vizinho, o ambicioso agricultor Giovanni.
20h – Limite
Brasil (RJ), 1931, p&b, 120 min, 12 anos
Direção: Mário Peixoto
Sinopse: Duas mulheres e um homem estão à deriva num pequeno barco. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. Enquanto suas narrativas pessoais ganham corpo, a situação dentro do barco se esfacela.
06 de OUTUBRO, sexta-feira
17h – O Cangaceiro
Brasil (RJ), 1953, p&b, 94 min, 10 anos
Direção: Lima Barreto
Sinopse: O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. Num de seus ataques ele rapta a professora Olívia, mas ele e seu braço direito, o valente Teodoro, ficam atraídos pela bonita cativa e a discórdia se instaura no bando.
07 de OUTUBRO, sÁBADO
16h – O pagador de promessas
Brasil (SP), 1962, 96 min, p&b, livre
Direção: Anselmo Duarte
Sinopse: Quando seu burro é atingido por um raio, Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara que o leva a uma jornada que irá mudar sua vida completamente.
18h – Macunaíma
Brasil (RJ), 1969, 108 min, cor, 12 anos
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Sinopse: Macunaíma, o “herói sem nenhum caráter”, vive diversas aventuras acompanhado de seus irmãos, se apaixonando e enfrentando vilões em seu caminho zombeteiro.
20h15 – À meia-noite levarei sua alma
Brasil (SP), 1964, 81 min, p&b, 16 anos
Direção: José Mojica Marins
Sinopse: O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa lhe dar a continuidade de seu sangue. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher que procura.
08 de OUTUBRO, DOMINGO
18h – O Bandido da Luz Vermelha
Brasil (SP), 1968, 92 min, p&b, 16 anos
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: Um marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer crimes requintados, ao mesmo tempo em que se apaixona pela provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo.
20h – Ilha das flores + 5 vezes favela
Ilha das flores
Brasil (RS), 1989, 13 min, cor, 10 anos
Direção: Jorge Furtado
Elenco: Paulo José, Ciça Reckziegel, Douglas Trainini, Júlia Barth, Igor Costa, Irene Schmidt, Gosei Kitajima, Takehiro Suzuki, Luciane Azevedo
Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, transportado e colocado à venda num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças.
5 vezes favela
Brasil (RJ), 1962, 99 min, p&b, 12 anos
Direção: Marcos Farias, Carlos Diegues, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman
Sinopse: Cinco histórias sobre as possibilidades do desenvolvimento da consciência política na favela do Brasil dos anos 60.
09 de OUTUBRO, segunda-feira
19h – cidade de deus
Brasil (RJ), 2002, 130 min, cor, 16 anos
Direção: Fernando Meirelles e Kátia Lund
Sinopse: O crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, pelo olhar de dois jovens da comunidade: Buscapé, que sonha em ser fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro.
10 de OUTUBRO, TERça-feira
17h – A Hora da Estrela
Brasil (SP), 1985, 96 min, cor, 12 anos
Direção: Suzana Amaral
Sinopse: Macabéa, uma imigrante nordestina, divide um quarto miserável com outras três mulheres em São Paulo. Sem ambições, ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma, e a única motivação que a anima na vida é o desejo de ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro, mas tudo muda quando a colega dela, Glória, decide consultar uma cartomante.
19h – Central do Brasil
Brasil (RJ), 1998, 112 min, cor, 10 anos
Direção: Walter Salles
Sinopse: Dora escreve cartas para os analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A inesperada morte de uma de suas clientes sela o encontro de Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados numa viagem.
11 de OUTUBRO, quarta-feira
15h – BACURAU
Brasil / França, 2019, 133 min, cor, 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Sinopse: Num futuro próximo, o povoado de Bacurau some misteriosamente do mapa. Depois de uma série de assassinatos inexplicáveis, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?