27 DE fev a 08 de marÇO
TERÇA-feira a SEXTa-FEIRA

Centro Cultural Vale Maranhão
Rua Direita 149 , Centro
(São Luís/MA)

Entrada
gratuita

Retirada de ingresso: uma hora antes do início de cada sessão.

EXPOSIÇão a cinemateca
é brasileira

Com curadoria da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca, a exposição reconta os mais de 70 anos de história da instituição. A exposição acompanhará a mostra de filmes em 15 cidades do país, apresentando uma linha do tempo construída por meio de cerca de 200 imagens – documentos, fotografias, cartazes e frames de filmes, além de recursos de realidade aumentada. O projeto expográfico é assinado por Renato Theobaldo. É um convite à imersão nas camadas da trajetória da Cinemateca Brasileira, que se misturam aos feitos e às agruras do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, evocam os avanços e retrocessos do país.

PROGRAMAÇÃO

27 de fevereiro, terça-feira

19h - São Paulo, A Sinfonia da Metrópole

Brasil (SP), 1929, 90 min, p&b, livre

Direção: Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny
Sinopse: A cidade de São Paulo no final da década de 20. Urbanismo, moda, esportes, monumentos públicos, industrialização, fatos históricos, expansão do café, educação, o burburinho do cotidiano.

28 de fevereiro, quarta-feira

19h - Dona Flor e Seus Dois Maridos

Brasil (RJ), 1976, 118 min, cor, 16 anos

Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Inconsolada pela morte repentina de seu divertido marido Vadinho e entediada com a estabilidade que seu novo esposo Teodoro oferece, Dona Flor chama tanto por Vadinho que ele aparece nu em sua cama. Agora, ela tem que decidir com qual marido quer ficar.

29 de fevereiro, quinta-feira

16h - O Bandido da Luz Vermelha

Brasil (SP), 1968, 92 min, p&b, 16 anos

Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: Um marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer crimes requintados, ao mesmo tempo em que se apaixona pela provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo.

01 de março, sexta-feira

19h - O Pagador de Promessas

Brasil (SP), 1962, 96 min, p&b, livre

Direção: Anselmo Duarte 
Produção: Oswaldo Massaini
Sinopse: Quando seu burro é atingido por um raio, Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara que o leva a uma jornada que mudará sua vida completamente.

05 de março, terça-feira

19h - Jeca Tatu

Brasil (SP), 1959, 90 min, p&b, 12 anos

Direção: Milton Amaral
Sinopse: Jeca Tatu, um homem simples e preguiçoso, encontra um aliado inesperado quando suas terras são ameaçadas pelo seu vizinho, o ambicioso agricultor Giovanni.

06 de março, quarta-feira

19h - Á Meia Noite Levarei Sua Alma

Brasil (SP), 1964, 81 min, p&b, 16 anos

Direção: José Mojica Marins
Sinopse: O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa lhe dar a continuidade de seu sangue. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher que procura.

07 de março, qUINTA-feira

16h - Cidade de Deus

Brasil (RJ), 2002, 130 min, cor, 16 anos

Direção: Fernando Meirelles e Kátia Lund 
Sinopse: O crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, pelo olhar de dois jovens da comunidade: Buscapé, que sonha em ser fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro

08 de março, SEXTA-feira

19h - Central do Brasil

Brasil (RJ), 1998, 112 min, cor, 10 anos

Direção: Walter Salles 
Sinopse: Dora escreve cartas para os analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A inesperada morte de uma de suas clientes sela o encontro de Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados numa viagem.