Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Shell
e Cinemateca Brasileira apresentam
PROJETO
NITRATOS
VENHA ESPIAR
NOSSO PASSADO
REVELADO
OS APUROS DO
GENÉSIO
1940
Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.
ÁLBUM
CINEMATOGRÁFICO
DE SERGIPE
1945
No contexto de um Brasil participante da Segunda Guerra Mundial, são apresentadas, em formato de álbum, contribuições econômicas, sociais e culturais de Sergipe para o país.
DESFILE DE LÃS
1950
No palco de um teatro, os programas de outono, inverno, primavera e verão são apresentados pelas lãs Santista.
JANGADA
1947
Livremente inspirado na história do cearense, líder jangadeiro e abolicionista “Dragão do Mar”, que agitou greves contra a escravidão no início dos anos de 1880.
CERIMÔNIAS E FESTA DA IGREJA
EM SANTA MARIA ESTADO RIO GRANDE DO SUL
1910
Festas de sagração e inauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 5 de dezembro de 1909. Saída do povo da Igreja pela ocasião da festa, da quermesse e da procissão. Na estação de trem: a plataforma de embarque, os vagões de serviço, os passageiros e a locomotiva partindo.
BARULHOS NA
UNIVERSIDADE
1943
Um grupo de professores interessados no desenvolvimento e na organização da educação de jovens estudantes decide comprar uma universidade.
COISAS NOSSAS: PRODUCÇÃO BRASILEIRA
1931
Musical brasileiro inspirado em produções de Hollywood, o filme apresenta aspectos do Brasil dos anos 20 e início dos anos 30.
AMAZÔNIA E RIO
EXPOSIÇÃO DE 1922
1919-1926
Compilação de imagens feitas por Silvino Santos entre 1919 e 1926 na região Norte do país e na capital federal.
OS TIRANOS
1951
As misérias perpetradas por três tiranos que chegam na cidade de Beauvais, no tempo das
lutas religiosas na França, e o consequente medo dos habitantes da vila, contado através do
quadro do pintor francês Antoine Caron (1520-1598).
DESVIO
1953
Ricardo é um pintor de formação culta, que se casa apaixonado com Ana, uma feirante pobre. Mas Ricardo não encontra no matrimônio estímulo para pintar.